top of page

BARBIE FAZ CRÍTICA SOCIAL SEM PERDER A ESSÊNCIA

Considerado o filme do ano por muitos, Barbie entrega muito mais que um mundo cor de rosa.


(Internet)


Estrelado e Produzido por Margot Robbie, "Barbie" (2023) é um filme feito para mulheres e sobre o que nos mulheres sentimos em uma sociedade regida pelo patriarcado.


Intitulado feministas por muitos, o filme da Barbie trás reflexões sobre o porque a boneca foi criada e sobre o que se espera de uma mulher todos os dias. Talvez nem todos entendam a necessidade de se debater sobre isso no cinema.


Por mais que o filme seja engraçado e muito cor de rosa, ele e muito mais serio que os trailers mostram.


(internet)


As Barbies em suas mais diversas formas, profissões e aparência são extremamente necessárias e fazem toda a narrativa ter sentido, ao mesmo tempo em que autocrítica a boneca. Afinal, parece contraditório dizer que a Barbie foi criada para mostrar que as mulheres podem ser o que quiserem, quando a sociedade a colocou como padrão de beleza inalcançável e que muitas vezes podem frustar mulheres e trazer distribuios de imagem (esse tema e abordado no filme), porém, fica claro que esse pensamento só existe porque nosso mundo é machista, onde os alguns homens , esperam que as mulheres sejam perfeitas como uma boneca.


(Internet)


Ken ( Ryan Gosling) tem um papel muito importante é ele não é só o Ken, ele é o Ken. Todo elenco brilha no filme, mas o Ryan consegue mostrar como é difícil estar sempre a sombra de alguém, esperando que ela valide você. Sim, no mundo da Barbie, o Ken só existe se ela repara nele.


Toda a narrativa do Ken mostra que o mundo ideal não é aquele onde um lado tem mais poder ou importância que o outro, todos temos nosso espaço e valor, e somos muito mais do que nos rotulam.


(Internet)


Por mais que seja um filme atual, ainda e um filme sobre a Boneca mais famosa do mundo, que fez parte da vida de muitas pessoas e isso não se perde no filme. A história da Barbie e como e porque ela foi criada é citada e emociona, assim como as lembranças de uma mãe com sua filha brincando com a boneca, quando elas eram ligadas por uma boneca em comum.


A Barbie pode não ter mudado o mundo e deixado tudo mais rosa, porém, ela com certeza incentivou e incentiva muitas mulheres e depois desse filme, com certeza vai incentivar muito mais!


Barbie está disponível nos cinemas!

4 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page